06 outubro 2009

Meu primeiro trampo...


Hoje eu estava vendo os documentos necessarios para a carteira de trabalho. Nao sao muitos, sao tao poucos o s documentos necessarios, ta igualzinho ao mercado de trabalho, com poucas vagas. Na verdade, esses dias tenho corrido atras do meu primeiro trampo com carteira registrada. Ai fui falar com uma parente minha que trabalha na parte de construcao, e ao ver as coisas que ela me falou, o primeiro trampo nao é nada facil de se arranjar.

Ja trabalhei com um tio meu, pelo menos até o ano passado, como garçom. Sem carteira assinada, mas foi uma puta experiencia. Vi como é foda essa vida de trabalho sem ter carteira assinada, e ai fico imaginando quantas Marias, Josés, Silvas, entre outros trabalhadores estao ai na luta, trabalhando por horas em troca de pouco. Tive sorte por trabalhar com meu tio no buffet dele, mas nem todos tem a mesma sorte.

O incrivel disso tudo é como que as pessoas querem que tenhamos experiencia e um curriculo perfeito com um monte de cursos, se a realidade nossa é o oposto. Vimos isso pela educaçao que nosso "querido" governo nos dá. Dizem que nossa educaçao é otima, mas porque será que seus filhos nao estudam numa escola publica??Porque eles nao vivem a dura realidade de gente que quer ter algo melhor, que quer estudar, e acaba se deparando com dias sem aulas, dias sem professores, dias com materias que se repetem, e no fim qual foi a liçao?? A liçao desses alunos brasileiros sao que nao se pode confiar no governo, que a vida é foda, e que crescer com estudo nao vale a pena perante a falta de oportunidades. Dai muita gente larga a escola, dai vem muitos os ladroes e gente que querem dinheiro facil, e dai vem a nossa educaçao.

Eu posso dizer que tive muita sorte, de nascer numa familia maravilhosa que me deu todo apoio e educaçao necessaria para ter essa visao, e poder fazer esta critica a nossa educaçao. Porque se tivessemos um minimo de educaçao, talvez nao teriamos essa realidade como no desenho la de cima. E porque talvez se o nosso governo tivesse o minimo de educaçao pediria desculpa a milhares de criancas e jovens que precisam aguentar essa realidade.

Bom pelo menos é isso que eu penso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário