27 fevereiro 2011

..Limites da Imposição...


Desde muito tempo a sociedade impõe barreiras e limites para as pessoas em geral. Primeiramente, temos as leis que basicamente tentam controlar e organizar um grupo ou comunidade, pois sem elas seria impossível viver sendo que cada um teria sua própria lei. Nesse aspecto as leis tem como função dizer nossos deveres e direitos, as ações e consequências de cada ato nosso, isso sendo imposto à qualquer país seja ela monarquico ou democrático. Mas existe algo que é além dessas leis, melhor dizendo, existem regras criadas pela sociedade com função de controlar, subjulgar e criticar as pessoas. Estas regras partem em principio de duas palavras, que podemos resumi-los em PRECONCEITO e DISCRIMINAÇÃO.

Esse postagem surgiu após uma conversa, cuja pessoa criou um blog para apontar e questionar certas atitudes nossas que acabam separando a nossa sociedade em grupos taxados de forma a criar desuniões entre elas. Bom como havia dito, o preconceito e a discriminação estão presentes no nosso dia-dia, podemos ver ela em todos lugares por onde passamos, mas muitas vezes ela é escondida, outras aparece na cara dura. Quantas vezes você já não foi taxado de X coisa, ou foi julgado por ser assim, por se vestir de maneira tal???Quantas piadinhas de pura discriminação já foram contadas ou comentários maldosos foram feitos, mas muitas vezes soltadas por se achar algo comum??? Acredito que isso já vem de muito tempo, mas hoje tem tido uma repercursão maior devido a abusos divulgados por midia. Esses abusos refletem o quanto as pessoas ainda vivem com a cabeça fechada para coisas novas e até mesmo para pessoas que não seguem o padrão de todos. Grande culpa disso, são esses preceitos que falam como devemos nos comportar, ser, pensar, logo somos apenas um rebanho seguindo alguém, uma moral ou uma filosofia, deixando de lado o nosso verdadeiro EU. Com essa atitude de repreensão contra o que somos realmente, deixamos de lado o que podemos criar e fazer, pois ao recriminar algo que natural, passamos a ser moldados e nos tornamos apenas mais um nesse mundo, sendo que isso já existem aos montes.

O preconceito e a discriminação vem de conceitos formados e jogados aos nosso ouvidos por meios muito fortes como religião, televisão, propagandas entre outros. Grande parte disso é culpa nossa de aceitar tudo o que nos vem sem questionar. Parte desse problema vem da falta de educação, mas mais do que simplesmente matérias e informações, a sociedade não prepara nós para sermos pessoas de mente aberta para aceitar o próximo como ele é. Se alguém te aparece usando roupas coloridas, dizemos que ele é EMO, logo é gay, logo nos afastamos e pré-julgamos antes mesmo de conhecer. Fazemos isso todos os dias, e nunca nos questionamos se isso é errado, e por que não querer conhecer o diferente, o novo? Mas isso não se remete apenas em questões como opção sexual e raça, nos remete a por exemplo, pessoas tatuadas, de piercing, pobres, ricos, pessoas que se vestem mais coloridos, outros mais escuros, pessoas que simplesmente vem de países de cultura diferente, pessoas com deficiência, pessoas com bebes e solteiras, enfim tudo o que não é o "normal". Chega disso, o mundo está numa nova fase, a fase do crescimento, da evolução, todos os limites só nos fazem nos tornarmos hipocritas e pequenos, pequenos de espírito e de caráter. Batalhamos tanto por liberdade, por paz e amor com os hippies, e agora temos essa regressão de valores e nos tornando cada vez mais autoritários e opressores. O mundo já viu o que isso pode nos levar, por isso temos que lutar contra isso, e uma boa maneira disso é sermos o que somos realmente. Como Fernando Pessoa dizia.."para ser grande sê inteiro..nada teu exageras ou exclui..sê tudo em cada coisa..no minimo que fazes". Essa falta de personalidade nossa, não nos faz sermos o melhor que podemos realmente ser, pois limitamos a ser apenas aquilo que a sociedade quer. Se você quer ser realmente grande, começa a ser sendo você, se libertar de tudo que te prende, que te faz ser aquilo que não é, pois quem sabe assim pode ser realmente VOCÊ de verdade.

Um comentário:

  1. Hey Head =)
    eu nem preciso comentar sobre esse assunto neh?!
    e nem da forma q vc discute td isso =)
    acho super legal!
    vc ganhou um poiNt aki tbm =D por ter ditado sobre Maes Solteiras! hehe
    Se bem q existem mtos outros tipos de preconceitos tbm..
    E eu acho q cada um deles deviam ser discutidos! pq vale a pena! pq envolvem pessoas!! e nosso mundo, nosso pais, e nossa comunidade eh feito por pessoas!!
    "Preconceito..?! naum devia estar na moda..."

    Bejaaaum =*
    da
    Mye e Mini Mye s2* =)

    ResponderExcluir