18 fevereiro 2011

..Um bom arroz e feijão..

Hoje por uma razão estranha decidi falar sobre o nosso prato do dia-dia, o mais comum e que está presente em todos as nossas mesas, o arroz e feijão. Falo isso, porque hoje em dia dou tanto valor pra esse prato simples, uma combinação sútil mas que casa como se fosse homem e mulher, ying e yang, entre tantos e outros casais. Para falar a verdade não sei de onde pode ter surgido essa idéia de prato e como ela teve um impacto tão grande que se tornou uma identidade nossa, um prato tipico brasileiro. Acredito eu que tenha surgido dessa mistura de etnias que vieram ao Brasil e que com isso deu a origem ao nosso prato dessa mistura toda.

Como todos sabem o prato arroz e feijão é muito simples de fazer. O arroz é temperado com nosso velho refogado, coloca-se água e já fica pronto. O feijão é um pouco mais demorado, porém quanto mais demorado mais saboroso ele é. Ele é como uma criança manhosa, no feijão no fogo ele demora para cozinhar, depois disso ainda precisa temperar esta criança que é o feijão, a criança é assim, demora para ela aprender e crescer e mesmo depois que você pensa que ela esta pronta, você ve que esta sem tempero, logo precisa dar mais algumas lições, broncas ou carinho para ela estar realmente pronta pra algo. O feijão é tão bom que sempre que vem mais alguém para almoçar já sabemos.."Coloca mais água no feijão que hoje tem gente". Incrível como estes dois alimentos nos faz tão bem. Em termos mais técnicos o arroz é rico em carboidrato o que nos dá energia e o feijão rico em ferro o que nos deixa longe de ter uma anemia, mas mesmo não sabendo destes termos, nós sabemos o quão bem faz este alimento e o quão saboroso ele é.

Não sei quanto vocês, mas o arroz e feijão me traz uma nostalgia tão boa, uma lembrança de infância, de uma época que hoje me faz uma falta enorme. Lembro de um tempo que chegava em casa depois do colégio, assim que chegava sentia o barulho da panela de pressão e vinha o cheiro do feijão novinho. Ai vem o gosto do sabor do arroz e feijão, mas mais do que isso, me vem o gosto que era comer a comida que minha vó fazia. Sei que pra muitos é apenas um prato, mas pra mim é uma lembrança tao boa que nao volta mais, uma lembrança com cheiro e sabor, algo que só minha vó sabia fazer e que só ela marcar através deste prato simples. Bom agora vou indo, pois deixei o feijão no fogo e preciso temperá-lo. Quem quiser um pouco me avisem porque coloco mais água no feijão.

2 comentários:

  1. Mo sabe o que lembrei, de cozinhar pra vc...ahahah
    tbm te empresto minha vó tá♥

    Beijos, parabéns, é gostoso o que vc escreve

    ResponderExcluir
  2. na verdade na europa ja existia feijao com arroz...
    soh q era feijao branco...
    ai inventaram com feijao preto aqui no br na epoca dos senhores feudais...
    abrass biba

    ResponderExcluir